Você pode mudar o mundo: 6 ações para isso!

Nem só de positivismo e alegria é feito o mundo. Infelizmente, vivemos em um planeta que passa por várias mazelas ambientais e sociais. Fazer a nossa parte para a construção de um mundo mais justo e harmonioso é fundamental. Mas pode ser difícil enxergar o que cada um pode fazer para que possamos chegar na realidade em que queremos viver.

Você quer mudar o mundo? Nós temos algumas ideias para te dar. Veja 6 ações abaixo que podem fazer toda a diferença!

Ações que ajudam o próximo

1- Garanta um futuro melhor para uma criança

Há muita criança no mundo vivendo em situação de vulnerabilidade social, que precisa do nosso amparo. Existem várias formas de ajudar um jovem que está marginalizado: você pode doar roupas, alimentos, livros, brinquedos ou até mesmo uma pequena quantia em dinheiro todo mês. Caso você ainda não conheça, procure por instituições que realizam o apadrinhamento financeiro. Essa é a opção ideal para quem não pensa no apadrinhamento afetivo, por exemplo. Pesquise melhor sobre o assunto e mude uma vida!

2- Tenha atitude humanitária

Às vezes achamos que é preciso mover montanhas para transformar a realidade ao nosso redor, mas atitudes simples podem fazer toda a diferença. Trate o próximo com carinho, paciência e empatia, sorria, seja educado e solícito, essas atitudes podem melhorar significativamente o dia das pessoas de seu convívio.

3- Ofereça seu lugar no transporte coletivo

Pode parecer uma atitude boba, mas em transporte coletivo, é essencial dar lugar para as pessoas que têm realmente preferência. Por mais cansado que você esteja, pense quem há pessoas que têm mais dificuldade para tolerar ambientes lotados, ou a movimentação intensa do ônibus ou metrô, como os idosos, as grávidas e os portadores de necessidades especiais.

Ações que ajudam o meio-ambiente

4- Recicle

Reciclar é muito importante para reduzir a quantidade de lixo em áreas urbanas. Portanto, atenção para o desperdício, o consumismo desenfreado e pratique a reciclagem. Reutilize e reaproveite embalagens o quanto for possível. Doe as suas roupas que você não usa mais para quem precisa e, sempre que puder, reutilize caixas e plásticos.

5- Racionalize a água

Como dizem por ali, a água é ouro líquido. Por isso, tente racionalizar esse recurso em casa. Não tome banhos muito demorados e feche a torneira ao escovar os dentes.

Além disso, jogar lixo sem ser na lixeira nunca é recomendável, né? Mas jogar lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos então…nem pensar! 

6- Evite andar apenas de carro

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 92% de todas as pessoas do planeta vivem em lugares onde a qualidade do ar está fora dos padrões aceitos. Carros são meios de transporte muito poluentes, devido à emissão de gás carbônico na atmosfera. Por conta disso, o ideal é que você procure outros meios de se locomover pela cidade, meios mais ecológicos, no caso. É claro que, quando for necessário, não há problema em dirigir o seu carro. Mas sempre que possível, recomendamos que você vá de transporte público, de bicicleta, a pé ou de carona.

Mudar o mundo só é possível se cada um fizer um pouquinho. Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também façam a parte deles!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *